Produção cai pela 1ª vez em 7 meses nos EUA

Produção industrial caiu 0,2% em novembro, segundo relatório do Fed, e ocorre após uma alta de 0,7% em outubro

WASHINGTON, O Estado de S.Paulo

16 de dezembro de 2011 | 03h05

A produção industrial dos Estados Unidos caiu pela primeira vez em sete meses durante novembro, numa queda inesperada causada pela redução na produção de carros, eletrônicos, vestuário e outros produtos. A produção industrial caiu 0,2%, segundo relatório do Fed (o banco central americano) divulgado ontem. A queda foi a primeira desde abril, e ocorre após uma alta de 0,7% em outubro.

O dado do Fed aponta que as indústrias usaram 77,8% de sua capacidade no mês passado, um pouco abaixo dos 78,0% de outubro.

O número é pior que o esperado. Economistas ouvidos pela Dow Jones previam aumento de 0,2% na produção durante novembro. A produção manufatureira recuou 0,4%, puxada pela forte queda na produção de automóveis e de partes de carros. Houve também queda na produção de eletrônicos, vestuários e alimentos, por exemplo.

A produção do setor de mineração subiu 0,1% em novembro, enquanto a produção avançou 0,2%.

O relatório do Fed mostrou que, na comparação anual, a produção industrial subiu 3,7% desde novembro de 2010.

Auxílio-desemprego. O número de trabalhadores norte-americanos que entrou pela primeira vez com pedido de auxílio-desemprego recuou 19 mil, para 366 mil, menor nível desde maio de 2008, após ajustes sazonais, na semana até 10 de dezembro, informou o Departamento de Trabalho dos EUA. Os economistas ouvidos pela Dow Jones esperavam alta de 9 mil solicitações. O número da semana anterior foi revisado em alta para 385 mil, dos 381 mil informados anteriormente./ DOW JONES NEWSWIRES

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.