Produção da Petrobras no País cai 0,49% em novembro

A produção nacional de óleo da Petrobras caiu 0,49% em novembro ante o mês de outubro, voltando a ficar abaixo da barreira histórica dos dois milhões de barris por dia, em 1,99 milhão de barris. Segundo os dados divulgados pela companhia hoje no início da noite, produção total da companhia atingiu 2,556 milhões de barris por dia, 0,66% a menos do que em outubro.

KELLY LIMA, Agencia Estado

17 de dezembro de 2009 | 20h00

De janeiro a novembro de 2009, a companhia atingiu uma média de 1,969 milhão de barris diários, volume que impossibilita o alcance da média de 2,05 milhões no ano. A média até novembro é 6,2% superior à média de produção nacional de óleo em todo o ano de 2008.

De acordo com a estatal, a queda na produção de novembro ante outubro ocorreu principalmente devido ao encerramento do teste de longa duração (TLD) no campo de Cachalote, no mar do Espírito Santo, conduzido com a utilização do navio-plataforma (FPSO) Seilllean. O campo de Cachalote voltará a produzir em meados de 2010, quando será instalado na área o FPSO Capixaba, com capacidade para produzir 100 mil barris por dia.

O volume de petróleo e gás natural produzidos pela empresa no exterior chegou a 247,287 mil barris de óleo equivalente por dia. O total representa um aumento 4,7% em relação a novembro de 2008, devido à entrada de novos poços de produção no campo de Agbami e ao início da produção no campo de Akpo, ambos na Nigéria. Na comparação com outubro deste ano, houve decréscimo de 2%, em decorrência de fatores como a parada para manutenção preventiva no campo Santa Cruz II, na Argentina.

A produção de gás natural no exterior foi de 16,374 milhões de metros cúbicos diários, o que corresponde a uma diminuição de 2,7% em relação ao mês anterior. Segundo a Petrobras, este resultado se deve principalmente à menor demanda pelo gás boliviano.

Tudo o que sabemos sobre:
petróleogásproduçãoPetrobras

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.