Produção de aço mundial subiu 8% em junho

Alta se deu em comparação com o mesmo mês do ano passado, impulsionada pelo fortalecimento da produção em todas as maiores regiões produtoras, afirmou a Associação Mundial de Aço

Clarissa Mangueira, da Agência Estado,

20 de julho de 2011 | 13h33

A produção de aço mundial subiu 8% em junho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, impulsionada pelo fortalecimento da produção em todas as maiores regiões produtoras, afirmou a Associação Mundial de Aço (Worldsteel).

A produção de aço mundial aumentou para cerca de 127,7 milhões de toneladas em junho, de 118,6 milhões de toneladas no mesmo período do ano passado, contribuindo para uma alta de 7,6% da produção nos primeiros seis meses do ano, para 757,8 milhões de toneladas, em bases anuais.

A Ásia, União Europeia, América do Norte, América do Sul, a Comunidade de Estados Independentes e o Oriente Médio reportaram aumento da produção de aço em junho. Somente a África e a Oceania registraram declínio da produção, de acordo com a Worldsteel, cujos membros representam cerca de 85% da produção de aço mundial.

A produção de aço da América do Sul aumentou 12,8% em junho, para 4,098 milhões de toneladas, em bases anuais, à medida que a produção no Brasil avançou cerca de 4%, para 2,962 milhões de toneladas, enquanto a do Chile mais do que triplicou, para 160 mil toneladas.

A China, o maior produtor de aço do mundo, reportou um aumento de 11,9% da produção em junho, para 59,9 milhões de toneladas, registrando um volume recorde diário de 2 milhões de toneladas.

A produção de aço da Ásia aumentou 9,6% em junho, em bases anuais, devido a um crescimento da produção em todos os países da região, com exceção do Japão, cuja produção caiu 5%, para 8,9 milhões de toneladas, afetada pelo terremoto ocorrido em março.

A capacidade de produção mundial de aço subiu 1,2 ponto porcentual, para 82,8%, em junho, em comparação com maio, e avançou 2,5 pontos porcentuais, em bases anuais.

Os dados foram coletados de 64 países que reportaram os números da produção à Worldsteel. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
açoWorldsteel

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.