Epitácio Pessoa/Estadão
Epitácio Pessoa/Estadão

coluna

Louise Barsi explica como viver de dividendos seguindo o Jeito Barsi de investir

Produção de etanol pode crescer 20% com incentivos

Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, fala em 28 bilhões de litros para esta safra 2013/2014

Gustavo Ferreira, do Economia & Negócios,

23 de abril de 2013 | 13h27

SÃO PAULO -  A produção brasileira de etanol pode chegar a 28 bilhões de litros na safra 2013/2014, segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

O volume representa crescimento de 21% em relação à safra anterior. A estimativa foi feita após a confirmação de incentivos do governo federal de R$ 1 bilhão em desonerações fiscais para o setor.

Antes do anúncio das medidas de incentivo, a União da Indústria de Cana-de-açúcar  (Unica) estimava avanço de pelo menos 13% nesta safra.

Os principais motivos para o otimismo eram justamente a renúncia fiscal e a possibilidade de elevação da mistura de etanol à gasolina, de 20% para 25%. As duas medidas foram confirmadas nesta terça-feira.

Os grandes saltos de produção de etanol entre as safras 2000/2001 e 2010/2011 minguaram nos últimos anos. Empresários do setor culpam a falta de competitividade do etanol ante a gasolina, cujos preços começaram a ser achatados pelo governo federal em 2005.

A quebra de produção de etanol na temporada 2010/2011 foi de 17%.

Como tem 70% do poder energético da gasolina, o etanol precisa ter preço 30% inferior para ser competitivo. Portanto, sempre que os preços do etanol na bomba ultrapassam o nível de 70% do preço da gasolina, boa parte dos consumidores tende a substituí-lo pela gasolina. E, como 40% da frota nacional é de carros flex, a troca pode ser feita sem problemas.

A indústria sucroalcooleira do Brasil se concentra no Nordeste e, principalmente, no Centro-Sul. Na última safra, a região que compreende Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo foi responsável por 90% do etanol nacional. (Colaborou Célia Froufe, da Agência Estado)

 

 

Tudo o que sabemos sobre:
canaetanolsafra

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.