Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

Produção de soja do Paraguai 2011/12 deve cair para 4,3 mi t

A produção de soja 2011/12 do Paraguai deverá cair a 4,3 milhões de toneladas, ante as 8,6 milhões de toneladas da temporada anterior, devido a uma severa seca que afetou grande parte da América do Sul, disse nesta terça-feira a associação de produtores do país.

REUTERS

27 de março de 2012 | 16h24

O quarto maior exportador mundial da oleaginosa terá uma das piores colheitas de sua história, disseram representantes do grupo que reúne os principais produtores e exportadores do grão. A última projeção divulgada pela associação, em janeiro, estimava uma produção de 4,6 milhões de toneladas.

A área cultivada caiu 3 por cento, para 2,9 milhões de hectares em relação à temporada anterior, enquanto o rendimento médio caiu a 1,47 tonelada por hectare, contra 2,9 toneladas em 2010/11.

Os produtores, que esperavam colher 8,8 milhões de toneladas, estimam que deixarão de receber cerca de 1,836 milhão de dólares em receita para o país pela queda das exportações.

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) estimou recentemente uma colheita de 5 milhões de toneladas para o Paraguai.

(Reportagem de Daniela Desantis)

Tudo o que sabemos sobre:
COMMODSSOJAPARAGUAI*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.