Produção industrial cai 0,6% em outubro na zona do euro

A produção industrial dos 16 países que integram a zona do euro caiu 0,6% em outubro na comparação com setembro, o primeiro recuo nessa base de comparação desde março. Ante outubro do ano passado, houve queda de 11,1%, o 18º declínio consecutivo nessa base. Economistas, em média, projetavam queda de 0,8% em outubro ante setembro e de 11,0% ante outubro do ano passado. A agência de estatísticas da região, a Eurostat, revisou os dados de setembro, para a uma alta de 0,2% ante agosto e uma queda de 12,8% ante setembro do ano passado. Originalmente, a agência havia divulgado aumento de 0,3% na comparação mensal e queda de 12,9% na anual.

MARCÍLIO SOUZA, Agencia Estado

14 de dezembro de 2009 | 08h55

Os dados da Eurostat para outubro mostraram queda mensal da produção em três dos cinco subsetores. O maior recuo, de 1,6%, ocorreu entre os bens de consumo não duráveis. A produção de bens de capital (máquinas e equipamentos) ficou inalterada na comparação com setembro, enquanto a de bens intermediários foi a única que registrou aumento, de 1,2%.

A produção industrial na Alemanha cedeu 1,8% em outubro ante setembro, depois de ter crescido 3,4% em setembro, enquanto a da França caiu 0,9%. Na Itália, a produção aumentou 0,5%, depois da forte queda de 5,1% em setembro ante agosto. Nos 27 países da União Europeia, a produção industrial caiu 0,7% na comparação mensal em outubro e 10,2% na comparação anual. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
indústriaproduçãozona do euro

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.