Produção industrial do Japão cresce 3,1% em dezembro e supera expectativas

Governo japonês elevou avaliação sobre a respeito da produção global tendo em vista que o ritmo de crescimento das exportações começou a se acelerar

Hélio Barboza, da Agência Estado,

31 de janeiro de 2011 | 07h44

A produção industrial do Japão cresceu pelo segundo mês consecutivo em dezembro, informou o governo japonês, que elevou sua avaliação a respeito da produção global tendo em vista que o ritmo de crescimento das exportações começou a se acelerar. Em dezembro, a produção aumentou 3,1% sobre o mês anterior, quando o crescimento havia sido de 1%. O número divulgado pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria superou a estimativa de consenso dos economistas, que era de uma alta de 2,9%.

O Ministério previu expansão ainda maior em janeiro, de 5,7%, seguida por um declínio de 1,2% em fevereiro, com base em sua pesquisa com as empresas. A melhora na avaliação do governo é a primeira em cinco meses, e se segue a recentes aumentos em outros indicadores econômicos que sugerem que a economia japonesa - embora ainda dependente das exportações - está saindo de um marasmo.

A produção de automóveis e de peças para smartphones registrou crescimento particularmente forte, sustentada em grande pela demanda por esses produtos no exterior, disse um funcionário do Ministério. As informações são da Dow Jones. 

Tudo o que sabemos sobre:
japãoprodução industrial. dezembro

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.