Produção industrial no Reino Unido cresce 0,5% em julho

A produção industrial do Reino Unido cresceu 0,5% em julho em comparação com junho, segundo dados divulgados hoje pelo Escritório Nacional de Estatística. O resultado, que marca o primeiro crescimento mensal consecutivo desde setembro de 2006, ficou acima das expectativas dos analistas, no mais recente sinal de que a economia superou o pior período da recessão. Boa parte do crescimento está ligada à produção do setor automobilístico, que impulsionou a produção manufatureira, em julho, para seu ritmo de crescimento mais forte em mais de três anos.

DANIELLE CHAVES, Agencia Estado

08 de setembro de 2009 | 10h34

A produção manufatureira cresceu 0,9% em julho em relação a junho, o que representa o aumento mensal mais forte desde maio de 2006. Na comparação com julho de 2008, houve uma queda de 10,1%. Os analistas esperavam alta de 0,4% em relação a junho e queda de 9,9% ante julho do ano passado. Já os resultados de junho de 2009 foram revisados em alta: aumento de 0,6% em relação a maio e recuo de 11,3% na comparação com junho de 2008.

A medida mais ampla da produção industrial caiu 9,3% em relação a julho do ano passado, apesar do aumento de 0,5% na comparação com junho deste ano. Economistas esperavam alta mensal de 0,4% e queda anual de 11,0%. Os números da produção industrial de junho também foram revisados para um ganho de 0,6% em julho ante junho e uma queda de 11,3% ante julho de 2008.

Os dados indicaram que o aumento foi impulsionado em boa parte pela produção de automóveis, que cresceu 10,4% em julho na comparação com junho. Oito de 13 subsetores registraram crescimento. Como a produção industrial está bastante volátil, os dados em três meses indicam melhor as tendências do que os dados mensais. Nos três meses encerrados em julho, a produção industrial ficou estável em relação ao trimestre imediatamente anterior, embora a produção manufatureira tenha crescido 0,2%, o primeiro crescimento trimestral desde março de 2008. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
produção industrialReino Unidojulho

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.