finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Produção industrial volta a crescer em março, diz CNI

A pesquisa Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que a produção industrial voltou a crescer em março. O índice que mede o nível de produção marcou 54,6 pontos em março ante 46,5 pontos registrados em fevereiro. O índice que mede o nível médio de utilização da capacidade instalada ficou em 72% em março ante 71% em fevereiro.

AYR ALISKI, Agencia Estado

25 de abril de 2012 | 11h48

De acordo com a CNI, em uma escala de 0 a 100, os valores acima de 50 indicam aumento da atividade, do emprego, acúmulo de estoque indesejados e o nível de utilização da capacidade instalada (UCI) acima do usual.

Segundo a CNI, apesar do crescimento da produção, os estoques de produtos finais continuam acima do planejado, especialmente entre as grandes empresas. Um dos principais fatores que levou a essa expansão, de acordo com a CNI, é a sazonalidade positiva. "Já é de se esperar um aumento de produção em março", explica o documento divulgado nesta quarta-feira pela entidade. O número positivo, entretanto, não foi suficiente para eliminar as preocupações quanto à evolução da atividade industrial, pois o nível de utilização da capacidade continua abaixo do usual para o mês.

Março foi o décimo sexto mês consecutivo em que a indústria utilizou o parque produtivo abaixo do usual para o período. O índice que mede a relação da utilização da capacidade instalada efetiva em relação à usual ficou em 45,2 pontos em março ante 42,9 pontos em fevereiro, ambos, portanto, abaixo da marca dos 50 pontos.

O indicador que mede os estoques efetivos em relação ao planejado ficou em 51,6 pontos em março (52,1 pontos em fevereiro). Nesse caso, marcas acima de 50 pontos representam acúmulo de estoques indesejados.

Tudo o que sabemos sobre:
IndústriaCNIsondagem

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.