Produção industrial volta a subir em maio, mas segue em ritmo fraco

Segundo a CNI, alta para 51,6 pontos não conseguiu melhorar o nível de emprego no setor 

Renata Veríssimo, da Agência Estado,

22 de junho de 2012 | 12h07

A pesquisa Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta sexta-feira, mostra que a produção industrial voltou a subir em maio, atingindo 51,6 pontos. Em abril, tinha registrado queda, ao atingir 45,3 pontos. Em maio do ano passado, o índice de produção havia marcado 51,5 pontos.

Já o índice que mede o nível médio de utilização da capacidade instalada ficou em 73% em maio, ante 71% em abril. Em maio do ano passado, o nível médio de utilização da capacidade instalada ainda estava mais elevada, em 74%. De acordo com a CNI, em uma escala de zero a 100, os valores acima de 50 pontos indicam aumento da atividade industrial.

O emprego industrial voltou a cair em maio, segundo a Sondagem. O indicador de evolução do número de empregados caiu de 48,9 pontos em abril para 48,7 pontos em maio. No mesmo mês do ano passado, estava em 50,7 pontos. A queda do emprego industrial em maio, segundo a CNI, reflete a fraca atividade industrial. Os valores variam de 0 a 100 pontos. Acima de 50 pontos indicam evolução positiva.

Setores

O crescimento da produção em maio, segundo a CNI, foi determinado pelo desempenho da indústria extrativa, cujo indicador ficou em 54,4 pontos e, portanto, acima da média geral da indústria que foi de 51,6 pontos. Neste segmento, o indicador também foi bem maior que o de abril, de 45,4 pontos.

A indústria de transformação registrou estabilidade da produção em maio ao registrar 50,4 pontos, praticamente sobre a linha divisória de 50 pontos. Mas mostrou uma melhora em relação ao indicador de abril que foi de 44,9 pontos.

Segundo a CNI, as empresas, no entanto, não conseguem ajustar seus estoques. Esse processo já dura 14 meses. Em maio, o indicador de estoque efetivo em relação ao planejado ficou em 53,1 pontos, praticamente, repetindo o do mês anterior (53 pontos). Neste indicador, quanto mais perto de 50 pontos mais ajustado está o estoque.

Tudo o que sabemos sobre:
CNISondagem

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.