Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

Produtividade da economia dos EUA sobe 6,4% no 2º trimestre

Acima da previsão dos economistas, ganho é o maior desde o terceiro trimestre de 2003 e sugere recuperação

NATHÁLIA FERREIRA, Agencia Estado

11 de agosto de 2009 | 10h25

A produtividade não-agrícola nos Estados Unidos aumentou 6,4% no segundo trimestre, em termos anualizados, informou hoje o Departamento do Trabalho do país. O ganho é o maior desde o terceiro trimestre de 2003 e está acima da previsão dos economistas, de alta de 5,5%. Os dados são preliminares. Definida como o resultado da produção por hora trabalhada, o indicador sugere uma recuperação nos setores de serviço e da indústria.

 

Veja também:

especialESPECIAL: Dólar, o fim de uma era?

especialAs medidas do Brasil contra a crise

especialAs medidas do emprego

especialDe olho nos sintomas da crise econômica 

especialDicionário da crise 

especialLições de 29

especialComo o mundo reage à crise  

A produtividadesubiu 0,3% no primeiro trimestre do ano (número revisado em relação à alta de 1,6% divulgada originalmente). O governo também revisou as estimativas de produtividade para os anos anteriores, depois de revisões nos dados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgadas no mês passado. A produtividade não-agrícola cresceu apenas 1,8% no ano passado, ante uma estimativa inicial de 2,8%. Em 2007, a produtividade foi revisada para um aumento de 1,8%, ante alta de 1,4%.

No segundo trimestre, em taxa anualizada, a produção empresarial não-agrícola caiu 1,7%, informou o Departamento de Trabalho. O dado segue queda revisada de 8,8% no trimestre anterior. Já as horas trabalhadas diminuíram 7,6% no trimestre passado, embora isso represente uma melhora em relação à queda de 9% no primeiro trimestre, que foi a maior desde 1975. A produtividade no setor de manufaturas aumentou 5,3% no segundo trimestre. A produção em manufatura declinou 9,9%, enquanto as horas trabalhadas caíram 14,4%. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
produtividadeEUAtrimestre

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.