finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Profissionais controlam o nível de acesso aos serviços dos sistemas operacionais

Com o uso crescente dos meios eletrônicos para efetuar transações financeiras, comunicação e transmissão de informação, o mercado de trabalho na área de segurança de dados está cada vez maior, afirma o diretor dos cursos de informática da Universidade Nove de Julho (Uninove), Marcos Bussab.

CRIS OLIVETTE, O Estado de S.Paulo

22 de abril de 2012 | 03h08

A formação tecnológica em segurança de dados capacita alunos a planejar e implantar política de segurança da informação nas corporações. "São profissionais que zelam pela integridade das informações, seguindo princípios de confidencialidade."

O termo mais frequente adotado para definir essa função é o de analista de segurança da informação. Segundo Bussad, o trabalho desses tecnólogos inclui a análise de risco, administração de sistema de informação, projetar e gerenciar redes de computadores, realizar auditorias, planejar contingências e recuperação de dados. "Atuam, ainda, no controle dos níveis de acesso aos serviços dos sistemas operacionais, banco de dados e redes de computadores."

Os alunos cumprem estágio obrigatório nos dois últimos semestres. O professor afirma que o curso é ideal para quem gostam de lidar com redes e análise de sistemas, e que tenham conhecimento de matemática.

"Nosso curso é reconhecido pelo MEC mas, como ocorre com as demais carreiras de informática, a profissão ainda não é regulamentada."

Salário inicial

R$ 2 mil

Duração do curso

2,5 anos

Disciplinas

Auditoria de sistemas, controles físicos lógicos e de acesso,

gestão de pessoas, criptografia, segurança de sistemas e de redes

* O CADERNO SOBRE EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA CIRCULA NA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA DO MÊS (LEIA O PRÓXIMO EM 24/4)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.