Proposta de senadores alivia tensões de dívida nos EUA

Armados com um novo plano, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e líderes do Congresso vão tentar nesta quarta-feira ver se ainda é possível um acordo nas próximas horas para evitar um default, que rapidamente está se aproximando.

ANDY SULLIVAN, REUTERS

20 de julho de 2011 | 08h47

O novo e ambicioso plano, revelado por um grupo de senadores conhecido como "Gangue dos Seis", oferece alguma esperança face ao crescente impasse que tem ameaçado a nota de crédito dos EUA, em nível máximo.

Conforme estudam os detalhes, os líderes congressistas vão determinar se o plano pode ser apontado como um caminho para resolver o impasse. Uma proposta mais modesta deve ser necessária para evitar um desastre, mas o plano do grupo de senadores pode ajudar os parlamentares a alcançarem um acordo orçamentário mais amplo nos próximos meses, com o intuito de resolver os problemas fiscais.

A reação inicial foi positiva. Obama considerou na terça-feira o plano um "passo muito significativo" e instou os líderes do Congresso a começarem a discuti-lo. Senadores de ambos os partidos apoiaram a proposta, enquanto os líderes republicanos na Câmara dos Deputados disseram que o plano possui bons elementos.

Investidores também se agradaram com o plano, o que levou o preço do Treasury de 30 anos a uma forte alta e conduziu os principais índices de ações em Nova York ao melhor dia desde março.

Obama e os republicanos não têm conseguido alcançar um acordo, por meio do qual o teto de dívida dos EUA seria elevado ante os atuais 14,3 trilhões de dólares, antes de 2 de agosto, quando o país ficará sem dinheiro para honrar seus compromissos.

Os dois lados concordam que os cortes de gastos devem acompanhar um aumento do limite de financiamentos, para interromper rapidamente o crescimento da dívida. No entanto, eles não concordam com alguns detalhes.

No que se refere a aumentos de impostos, as negociações sobre um acordo de redução de dívida abrangente estão paralisadas na Casa Branca, com os republicanos se opondo à elevação nos tributos.

O plano da "Gangue dos Seis" inclui muitas das mesmas soluções politicamente arriscadas que têm ameaçado outros esforços.

Tudo o que sabemos sobre:
MACROOBAMADIVIDA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.