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Publicidade é o novo alvo de Jojo Toddynho

Funkeira, que ganhou mais de 1,5 milhão de seguidores nas redes só neste ano, protagoniza três novas campanhas

Foto do author Fernando Scheller
Por Fernando Scheller
Atualização:

Primeiro grande sucesso da música brasileira em 2018, a funkeira Jojo Toddynho, do hit Que Tiro Foi Esse?, tornou-se também uma das musas do carnaval 2018. Êxito nas rádios e também no You Tube – onde seu videoclipe já passou de 113 milhões de visualizações –, a música criada pelo produtor Batata já teve versões gravadas por bandas instrumentais e por grupos de rock. Toda essa repercussão permitiu que os responsáveis pela carreira da cantora mirassem um novo alvo: a publicidade.

Somente nas últimas duas semanas, a funkeira de 20 anos apareceu em três campanhas publicitárias. Tudo começou com uma ação para a marca de vitaminas Lavitan, do laboratório brasileiro Cimed, no fim de janeiro. Jojo apareceu de surpresa em uma academia de São Paulo e participou de uma aula especial ao lado de celebridades para evidenciar a “energia” proporcionada pelo produto.

Campanha de Jojo Todynho para as sandálias Havaianas Foto: Havaianas

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Na última semana, as ações publicitárias estreladas por ela ficaram mais ambiciosas. A agência AlmapBBDO, dona da conta das sandálias Havaianas, escolheu Jojo como personagem da ativação de carnaval que a marca montou dentro da linha amarela do metrô paulistano. 

Agilidade. Para surfar a onda do sucesso da cantora, conta Luciana Haguiara, diretora de criação digital da Almap, foi preciso trabalhar rápido. Entre negociação do contrato, definição de roteiro, filmagem e exibição, não se passaram mais de dez dias. O vídeo foi postado pela Havaianas horas depois de ter sido gravado. A agência considerou a iniciativa um sucesso: o vídeo com Jojo já passou de 10 milhões de visualizações em uma semana.

Na última sexta-feira, outra empresa conhecida por apostar em rostos populares em suas campanhas, o aplicativo de delivery iFood, também colocou no ar uma campanha calcada no hit de Jojo. O filme com a funkeira, que traz uma versão do hit batizada de Que Pedido Foi Esse?, será a principal ativação de carnaval do app. Segundo o gerente de publicidade do iFood, Bruno Andrade, a ação foi desenvolvida em três semanas. 

Tanto a Almap quando o iFood afirmam que a escolha de Jojo Toddynho como protagonista não está relacionada somente ao sucesso da canção – que foi utilizada nas duas campanhas. Ambas afirmaram que a cantora também tem “aderência” com outros valores das marcas, como inclusão e diversidade.

A fila de empresas que querem se associar a Jojo Toddynho, porém, está em crescimento. A agente da cantora, Tatiana Diniz, das empresas Ponto Três e Conteúdo Digital, diz que as novas negociações vão ficar para depois do carnaval – até para evitar a superexposição. “Temos outras ofertas na mesa, e de grandes marcas.”

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Dependendo do êxito da cantora até a quarta-feira de Cinzas, a espera pode significar uma inflação considerável no cachê de Jojo. As partes envolvidas não revelam o quanto a cantora cobrou para aparecer em campanhas publicitárias, mas o Estado apurou que, em uma delas, o cachê girou em torno de R$ 50 mil. 

Além da folia. Um dos cuidados dos responsáveis pela gestão da carreira de Jojo Toddynho é garantir que tanto êxito não desapareça assim que os blocos de carnaval deixarem as ruas. Ela explica que o êxito da funkeira não foi um fenômeno espontâneo, mas algo cuidadosamente planejado. “O potencial dela foi detectado pelo Danilo Faro (irmão do apresentador Rodrigo Faro e sócio da Conteúdo Digital) e pelo produtor Batata, autor de Que Tiro Foi Esse?. Ela está conosco desde agosto e foi preparada para esse resultado.” 

A Conteúdo Digital tem experiência no agenciamento de artistas que têm forte presença na internet há vários anos, incluindo Rodrigo Faro, a dupla sertaneja Simone e Simaria e o ator e apresentador Rafinha Bastos. O desafio de Jojo e de seus representantes será garantir que a estrela da funkeira se mantenha em alta depois do fim dos quatro dias de folia.

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