Alex Silva/Estadão
Alex Silva/Estadão

Qualicorp cria comitê de governança e Seripieri Filho se compromete a comprar ações

Após repercussão de contrato de não competição, conselho determinou que quaisquer novas operações envolvendo a companhia e acionistas serão obrigatoriamente submetidas à aprovação em assembleia

Luana Pavani, O Estado de S.Paulo

08 Outubro 2018 | 09h48

A Qualicorp anuncia algumas medidas de governança tendo em vista a repercussão do contrato de não competição assinado com o diretor presidente José Seripieri Filho, que fez as ações da companhia caírem quase 30% no dia de sua divulgação, segunda-feira passada. As principais queixas de investidores foram quanto ao valor da indenização pago ao executivo, de R$ 150 milhões, considerado bastante alto, e o fato de que a decisão não envolveu acionistas minoritários.

Conforme o fato relevante da noite de ontem, entre as medidas tomadas o conselho de administração determinou que quaisquer novas operações com partes relacionadas envolvendo a companhia e acionistas serão obrigatoriamente submetidas à aprovação em assembleia geral de acionistas.

Alegando "visão de longo prazo e posição de acionista alinhado com o empreendimento de medidas de criação de valor para a companhia", Seripieri Filho se comprometeu a adquirir até o final do ano ações da Qualicorp em valor mínimo equivalente à indenização recebida.

Foi criado um Comitê de Governança, o qual será liderado por Rogério P. Calderón Peres, nome que teve indicação da XP Gestão de Recursos, que detém aproximadamente 9% das ações ordinárias. O novo membro do conselho entra em substituição a Claudio Bahbout, "que disponibilizou seu cargo para viabilizar essa nomeação", como explica o fato relevante.

Também a XP Gestão solicitou à administração novos estudos e avaliações para que a remuneração do diretor presidente seja mais alinhada com resultado da companhia no próximo exercício social. Ainda sobre esse tema, a Qualicorp afirma que recebeu uma comunicação de Seripieri Filho de que renunciou à totalidade da remuneração variável à que tinha direito para neste exercício social.

"As medidas anunciadas nesta data reforçam e elevam a governança corporativa, o processo de profissionalização do Conselho, o alinhamento da Companhia com o Sr. José Seripieri Filho, seu fundador e principal acionista, fortalecendo a implementação e desenvolvimento das metas operacionais e estratégias companhia", conclui o comunicado. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.