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Qualidade fez diferença nos EUA

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O sócio-diretor da consultoria Roland Berger nos EUA, Win van Acker, acredita que as montadoras asiáticas, principalmente as japonesas, cresceram muito no mercado americano porque ofereceram carros de boa qualidade numa época em que as montadoras locais estavam com problemas, nos anos 80 e 90. A Toyota é hoje a segunda maior em vendas no país. As coreanas, por sua vez, aproveitaram o sucesso das japonesas e, depois de aperfeiçoarem seus veículos, passaram a dar garantia de 10 anos, cativando consumidores. "O cliente americano geralmente não vê muita diferença entre Japão e Coréia - os dois países são ?distantes? na visão deles", diz Acker. Já na Europa, lembra o consultor, as asiáticas cresceram, mas se estabilizaram em 15% de participação. "Na minha opinião, os carros Toyota, Honda, Nissan, Hyundai e Kia são muito parecidos para os europeus em termos de tamanho, qualidade e consumo de combustível. Por isso, eles não se distanciam muito dos concorrentes estabelecidos."

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