PUBLICIDADE

Publicidade

Queda do PIB britânico é revista e fica menor que o esperado

Contração acumulada nos últimos doze meses, entretanto, continua sendo a pior desde 1995

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A contração do Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido no segundo trimestre deste ano foi revista para 0,7%, informou nesta sexta-feira, 28, a agência britânca de estatísticas. A leitura anterior para o indicador econômico havia sido de 0,8%.

 

PUBLICIDADE

Segundo a agência, a revisão se deu por conta de resultados acima do esperado na produção industrial e nos setores energético e de máquinas.

 

Em relação ao segundo trimestre de 2008, o recuo da economia também foi revisto para 5,5%, contra o dado preliminar de 5,6%. A taxa acumulada nos últimos doze meses, entretanto, continua sendo a pior registrada da série histórica iniciada em 1955. Segundo especialistas, a revisão mostra que a economia britânica se beneficiou do maior gasto público e da queda nas importações, fatores considerados positivos no cálculo do PIB.

 

Apesar da revisão, o Reino Unido ainda se encontra em níveis inferiores à França e à Alemanha, que registraram crescimento da economia no segundo trimestre. Especialistas indicam que o PIB britânico deve começar a crescer a partir do terceiro trimestre de 2009.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.