Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

Queda nas vendas de veículos confirma janeiro ruim

Vendas no setor de veículos e motos, partes e peças recuaram 2,9% em janeiro ante dezembro, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio, do IBGE

Daniela Amorim, da Agência Estado,

23 de março de 2012 | 11h24

As vendas no setor de veículos e motos, partes e peças recuaram 2,9% em janeiro ante dezembro, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a receita nominal caiu 2,1%, no mesmo período.

"Os números refletem o que a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) já tinha mostrado. Janeiro não foi um bom mês para o setor de veículos", afirmou Reinaldo Pereira, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.

O setor de combustíveis e lubrificantes também registrou perdas em janeiro, na mesma base de comparação. A queda nas vendas foi de 0,3%, enquanto a receita recuou 1,0%.

"No caso dos combustíveis, é preço mesmo. Quando a gasolina aumenta, mas o etanol está mais barato, o consumidor substituiu um pelo outro. Mas quando o preço do etanol não compensa, como agora, cai o volume de vendas", explicou Pereira.

Na comparação com janeiro de 2011, as vendas de veículos e motos aumentaram 6,9%. Já as vendas de combustíveis permaneceram negativas, em -0,7%.

Tudo o que sabemos sobre:
carrosveículosIBGEmotos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.