Queda no preço das commodities afeta PIB municipal

A queda nos preços das commodities, como o petróleo e o minério de ferro, afetou o desempenho da economia de municípios cujas principais atividades estão relacionadas a esses produtos, segundo o PIB dos Municípios, divulgado pelo IBGE. O impacto foi maior sobre a economia de Campos dos Goytacazes (RJ), que caiu de 1% de participação no PIB nacional em 2008 para 0,6% em 2009, e Vitória (ES), que passou de 0,8% para 0,6%.

O Estado de S.Paulo

15 de dezembro de 2011 | 03h04

O recuo no desempenho econômico do município fluminense foi causado pela queda no preço do petróleo, enquanto o decréscimo da capital capixaba foi provocado pelos baixos preços do minério de ferro. "Quem produz petróleo diminuiu a participação no PIB porque o preço estava muito baixo", diz Sheila Zani, gerente da pesquisa, lembrando que a queda nos preços das commodities foi um dos reflexos da crise internacional, iniciada em 2008.

No entanto, Duque de Caxias, no sul fluminense, se beneficiou justamente do recuo no preço do barril. O município não produz petróleo, mas refina. A participação do município subiu de 0,6% no PIB nacional em 2008 para 0,8% em 2009. / D.A.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.