'Quem nos trata injustamente enfrentará tarifas', diz Trump

No Twitter, o presidente dos EUA defendeu sua estratégia de impor tarifas sobre parceiros comerciais

Gabriel Bueno da Costa, O Estado de S.Paulo

24 Julho 2018 | 09h23

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu sua estratégia de impor tarifas sobre parceiros comerciais para corrigir o que ele considera como injustiças nesse setor, elogiando essa alternativa.

+ Em queda de braço com Trump, México defende integração na América Latina

"Ou um país que tem tratado os Estados Unidos injustamente no comércio negocia um acordo justo, ou ele será atingido por tarifas", afirmou. "É simples assim – e todos ficam falando! Lembrem-se, nós somos o 'cofre porquinho' que tem sido roubado. Tudo será ótimo!", disse ele.

+ Indústrias brasileira e japonesa fazem proposta de acordo entre Mercosul e Japão

Também no Twitter, o presidente dos Estados Unidos afirmou que vê uma mudança de postura nos parceiros comerciais americanos. "Países que nos tratavam injustamente no comércio há anos estão todos vindo a Washington para negociar", comentou. "Isso deveria ter ocorrido muitos anos atrás, mas, como diz o ditado, antes tarde do que nunca!".

A mensagem de Trump vem a público um dia antes da visita do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, à Casa Branca, que deve ser centrada na questão comercial. Trump tem reclamado dos países da União Europeia por supostas injustiças na relação comercial e ameaça impor tarifas ao setor automotivo do continente.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.