Questões sociais e ambientais são preocupações do mercado de pedras preciosas

Caminho da mina para o mercado está sendo ofuscado pelas dúvidas de como cristais e outras pedras são extraídas da natureza

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Por Alexandra Marvar
2 min de leitura

Nos últimos anos, os cristais – antes relegados ao mundo alternativo da Nova Era – têm formado a base de um mercado convencional. À medida que celebridades como Katy Perry, Kylie Jenner, Kim Kardashian West e outras adotaram as propriedades curativas de cristais e pedras preciosas, o preço de pequenos espécimes aumentou cinco vezes na última década. Entre 2017 e 2019, a demanda dos Estados Unidos dobrou.

Algumas celebridades, como Gwyneth Paltrow e os ex-participantes do reality show Hills Spencer Pratt e Heidi Montag transformaram a mania do cristal em oportunidades de negócios. Pratt, em uma entrevista recente, disse que a casa do casal está repleta de “pelo menos mil” cristais. Heidi dispôs o equivalente a US$ 27 mil deles ao lado de sua cama durante o nascimento do primeiro filho do casal. Em 2018, eles começaram uma loja na web, Pratt Daddy, que vendia centenas de pedras preciosas de cura por semana por até US$ 300 cada.

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Preço de algumas espécies de pedras preciosas aumentou cinco vezes Foto: Nina Westervelt/The New York Times

E assim como muitas pessoas estão fazendo mais perguntas em relação a origem de seus alimentos, há perguntas crescentes a respeito das origens e da ética da mineração de cristais e pedras semipreciosas – o caminho da mina para o mercado, que tem sido ofuscado por preocupações sociais e ambientais.

Uma reportagem de 2019 do The Guardian sobre a crescente popularidade dos cristais e suas fontes eticamente duvidosas refletia: “Os consumidores de cristal realmente estariam dispostos a pagar mais para garantir minas mais seguras e sem trabalho infantil ou um salário justo para os garimpeiros?”

Brianna Cannon, uma designer de joias em Long Island, disse que seus clientes encontram valor agregado no fato de que, “na maioria das vezes, sabemos quem tirou a pedra do solo, de onde e quando”. Ela disse que os itens feitos com diamantes Herkimer são de longe os mais vendidos por esse motivo. “As pessoas adoram saber que nós mesmos os garimpamos e que eles se formam naturalmente nas proximidades.”

Empresas familiares

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Ally Sands, fundadora da Aquarian Soul, que fabrica produtos de beleza e banho com infusão de cristais, também vende cristais individualmente, com ênfase no marketing de aquisição ética.

“Temos fortes laços com cada um de nossos fornecedores de minérios e cristais, muitos dos quais são pequenas empresas familiares que coletam material nas próprias terras”, escreveu Ally, 33 anos, em um blog no ano passado. 

O quartzo vendido por ela, por exemplo, vem de uma família que coleta em sua propriedade no Arkansas há cinco gerações. A família que fornece sua kunzite eram seus vizinhos em San Diego até que se mudaram para o Afeganistão.

Brianna e Ally comparecem regularmente a feiras de pedras preciosas, incluindo a maior do país, em Tucson, Arizona, para fazer conexões com garimpeiros freelancers e amadores com quem elas podem conseguir qualquer coisa que não escavem por conta própria. / TRADUÇÃO DE ROMINA CÁCIA

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