Rainha Elizabeth II para Berlusconi: Por que gritar tanto assim?

Premiê italiano foi repreendido por cumprimentar Obama em tom mais alto do que recomenda o protocolo

Da Redação,

02 Abril 2009 | 13h23

Foto oficial dos chefes de Estado e governo do G-20 com a rainha Elizabeth II - AP  

 

LONDRES - O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, cometeu mais uma de suas gafes na última quarta-feira, 1, durante o encontro de chefes de Estado e de governo com a rainha britânica, Elizabeth II, em Londres.

 

Após a foto oficial com a monarca, o líder italiano cumprimentou o presidente americano, Barack Obama, em um tom efusivo, um pouco mais alto do que o recomendado pelo protocolo. "Senhor Obama!", disse. Obama respondeu: "Senhor Berlusconi". A rainha respondeu: "O que é isso? Para que gritar tanto assim?". Todos os presentes riram. O vídeo da gafe foi postado no site You Tube

Berlusconi é conhecido por gafes em encontros com líderes mundiais. No final do ano passado, criou polêmica ao dizer que Obama é um 'jovem muito bonito e bronzeado'.

Em 2002, durante uma conferência de chanceleres da União Europeia, ele fez o sinal de 'chifrinho' atrás do ministro das Relações Exteriores espanhol, José Piquet. No ano passado, disse que as mulheres de direita eram bonitas e que as de esquerda eram feias.

Mais conteúdo sobre:
BerlusconiG-20

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.