Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Receita libera nesta segunda-feira 4º lote da restituição do Imposto de Renda

Mais de 2,8 milhões de contribuintes devem receber, juntos, R$ 3,5 bilhões; confira calendário de pagamentos e como consultar o valor da restituição do IR

Agência Brasil

09 de setembro de 2019 | 07h58
Atualizado 16 de setembro de 2019 | 09h42

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira, 16, os pagamentos do quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2019O crédito bancário será feito para 2.819.522 contribuintes, totalizando R$ 3,5 bilhões.  

 

Além das declarações transmitidas em 2019, o quarto lote também contempla restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018.

Como saber o valor da restituição do IR

O valor da restituição pode ser consultado no site da Receita Federal, informando CPF e data de nascimento do contribuinte. Também é possível acessar o aplicativo para pessoa física, disponível para celulares com os sistemas operacionais Android e iOS.

O próprio app permite ativar uma notificação que avisa ao contribuinte quando o dinheiro é liberado, caso a restituição ainda não tenha saído.

Outra possibilidade é ligar para o Receitafone, no número 146. Se estiver incluído no lote, a situação da declaração será “crédito enviado ao banco”. 

​Como receber a restituição do Imposto de Renda?

Os lotes de restituição são liberados mensalmente. O Fisco libera os pagamentos por ordem de chegada da declaração. Isso significa que quem entregou a declaração mais cedo recebe a restituição primeiro. 

A restituição é depositada diretamente na conta bancária indicada pelo contribuinte no momento de declaração do IR, nas datas previstas pelo calendário de restituição.

A restituição fica disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não sacar o valor nesse período, deve preencher um formulário eletrônico de pedido de pagamento de restituição.

Calendário de restituição do IR

O pagamento de cada lote é feito no dia 15 de cada mês ou no dia útil subsequente. Confira o calendário previsto para 2019:

E se a restituição não cair na conta?

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deve ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou ir a uma agência do Banco do Brasil para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. Deficientes auditivos têm atendimento exclusivo pelo telefone 0800-729-0088.

Tudo o que sabemos sobre:
IR [Imposto de Renda]Receita Federal

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.