PUBLICIDADE

Receita libera nesta terça-feira consulta ao 5º lote da restituição do Imposto de Renda

Depósito em conta está previsto para o próximo dia 15 para todos que transmitiram declaração até 28 de abril; confira calendário de pagamentos e como consultar o valor da restituição do IR

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Receita Federal deve liberar nesta terça-feira, 08, a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2019O crédito bancário está previsto para o próximo dia 15 e, tradicionalmente, a consulta é aberta uma semana antes do pagamento. Os valores serão reajustados pela Taxa Selic do período, com rentabilidade de 3,54%. Além das declarações transmitidas sem pendências até 28 de abril de 2019, o quinto lote também contempla restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018. 

A restituição do Imposto de Renda Pessoa Físicadevolve ao contribuinte parte do valor que foi retido na fonte a cada mês Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

 

PUBLICIDADE

Como saber o valor da restituição do IR

O valor da restituição pode ser consultado no site da Receita Federal, informando CPF e data de nascimento do contribuinte. Também é possível acessar o aplicativo para pessoa física, disponível para celulares com os sistemas operacionais Android e iOS.

O próprio app permite ativar uma notificação que avisa ao contribuinte quando o dinheiro é liberado, caso a restituição ainda não tenha saído.

Outra possibilidade é ligar para o Receitafone, no número 146. Se estiver incluído no lote, a situação da declaração será “crédito enviado ao banco”. 

​Como receber a restituição do Imposto de Renda?

Publicidade

Os lotes de restituição são liberados mensalmente. O Fisco libera os pagamentos por ordem de chegada da declaração. Isso significa que quem entregou a declaração mais cedo recebe a restituição primeiro. 

A restituição é depositada diretamente na conta bancária indicada pelo contribuinte no momento de declaração do IR, nas datas previstas pelo calendário de restituição.

A restituição fica disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não sacar o valor nesse período, deve preencher um formulário eletrônico de pedido de pagamento de restituição.

Calendário de restituição do IR

O pagamento de cada lote é feito no dia 15 de cada mês ou no dia útil subsequente. Confira o calendário previsto para 2019:

Calendário da restituição do Imposto de Renda 2019 Foto:

E se a restituição não cair na conta?

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deve ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou ir a uma agência do Banco do Brasil para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. Deficientes auditivos têm atendimento exclusivo pelo telefone 0800-729-0088.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.