A Receita Federal deve liberar nesta terça-feira, 08, a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2019. O crédito bancário está previsto para o próximo dia 15 e, tradicionalmente, a consulta é aberta uma semana antes do pagamento. Os valores serão reajustados pela Taxa Selic do período, com rentabilidade de 3,54%. Além das declarações transmitidas sem pendências até 28 de abril de 2019, o quinto lote também contempla restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018.
Como saber o valor da restituição do IR
O valor da restituição pode ser consultado no site da Receita Federal, informando CPF e data de nascimento do contribuinte. Também é possível acessar o aplicativo para pessoa física, disponível para celulares com os sistemas operacionais Android e iOS.
O próprio app permite ativar uma notificação que avisa ao contribuinte quando o dinheiro é liberado, caso a restituição ainda não tenha saído.
Outra possibilidade é ligar para o Receitafone, no número 146. Se estiver incluído no lote, a situação da declaração será “crédito enviado ao banco”.
Como receber a restituição do Imposto de Renda?
Os lotes de restituição são liberados mensalmente. O Fisco libera os pagamentos por ordem de chegada da declaração. Isso significa que quem entregou a declaração mais cedo recebe a restituição primeiro.
A restituição é depositada diretamente na conta bancária indicada pelo contribuinte no momento de declaração do IR, nas datas previstas pelo calendário de restituição.
A restituição fica disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não sacar o valor nesse período, deve preencher um formulário eletrônico de pedido de pagamento de restituição.
Calendário de restituição do IR
O pagamento de cada lote é feito no dia 15 de cada mês ou no dia útil subsequente. Confira o calendário previsto para 2019:
E se a restituição não cair na conta?
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deve ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou ir a uma agência do Banco do Brasil para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. Deficientes auditivos têm atendimento exclusivo pelo telefone 0800-729-0088.