Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Receita e PF fazem operação contra fraudes no IR no RS

Fraudes consistiam na elaboração e transmissão de declarações utilizando recibos de despesas médicas falsas

Fabiana Marchezi, do estadao.com.br,

15 de maio de 2009 | 12h26

A Receita Federal do Brasil e a Policia Federal (PF) cumprem nesta sexta-feira, 15, mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Porto Alegre. As apreensões de documentos e computadores fazem parte da Operação Hipocondria, cujo objetivo é reprimir as fraudes em declarações de Imposto de Renda (IR) para obtenção de restituições indevidas ou redução de imposto a pagar.

 

De acordo com a Receita, as fraudes detectadas consistiam na elaboração e transmissão de declarações de IR utilizando recibos de despesas médicas falsas e deduções inexistentes com planos de previdência privada.

 

Entre os envolvidos, estão profissionais da área médica que forneceram os recibos falsos, assim como o responsável pela elaboração das declarações e os contribuintes que fizeram uso indevido dos recibos. Todos serão intimados para prestar esclarecimentos à Receita.

 

As fiscalizações podem gerar multas de até 150% do tributo devido, bem como encaminhamento de Representação Fiscal ao Ministério Público Federal para as devidas ações criminais contra os envolvidos na fraude.

 

Em um primeiro momento, a Receita de Porto Alegre deve intimar 45 contribuintes, fiscalizando os anos calendários de 2004 a 2006. A partir das informações coletadas nos aparelhos apreendidos, a Receita espera encontrar outros contribuintes envolvidos no esquema.

Tudo o que sabemos sobre:
Imposto de RendaReceita Federalfraude

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.