finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Receita recebe metade de declarações previstas do IRPF

Faltando oito dias para o prazo final da entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2013, pouco mais da metade dos contribuintes já enviaram a declaração. Segundo a Receita Federal, foram enviadas 13.495.314 até as 16h desta segunda-feira, 22. A expectativa do Fisco é receber mais de 26 milhões de declarações neste ano. Estão obrigados a declarar todos os que tiveram rendimento tributável superior a R$ 24.556,65 no ano passado.

LAÍS ALEGRETTI, Agencia Estado

22 de abril de 2013 | 16h37

O contribuinte tem até 30 de abril para enviar a declaração. A Receita alerta para o risco de deixar para fazer a entrega nos últimos dias, quando o acúmulo de acessos pode gerar dificuldades. Quem perder o prazo estará sujeito à multa mínima de R$ 165,74, limitada a 20% do imposto devido.

A entrega pode ser feita pela internet ou por meio de um disquete nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Outra possibilidade é fazer a apresentação por meio do aplicativo m-IRPF, que funciona em tablets e smartphones com sistema operacional Android ou iOS. Mas, neste caso, há restrições. Não podem usar o aplicativo os contribuintes que receberam rendimentos de pessoa física, que estejam obrigados a declarar dívidas e ônus reais, que auferiram ganho de capital, que tenham recebido determinados tipos de rendimentos isentos ou com tributação exclusiva, entre outros.

Neste ano, uma novidade é a possibilidade de fazer uma doação, no momento de declarar o imposto, a um fundo de ajuda à criança e ao adolescente. O contribuinte poderá doar até 30 de abril a um dos fundos cadastrados na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O abatimento pode ser de até 3% do total do Imposto de Renda.

Tudo o que sabemos sobre:
receitadeclaração

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.