Reclamações contra bancos crescem 57%

Segundo dados do Banco Central, foram 5.688 demandas consideradas procedentes entre janeiro e março deste ano

BRASÍLIA, O Estado de S.Paulo

17 de abril de 2013 | 02h08

As reclamações contra bancos cresceram 57% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados do Banco Central (BC), foram 5.688 demandas consideradas procedentes entre janeiro e março deste ano, ante 3.619 entre janeiro e março de 2012.

As demandas mais comuns foram reclamações por débitos não autorizados em conta (1.003), com aumento de 46%; cobrança irregular de tarifas por serviços não contratados (624), alta de 26%; e prestação de forma irregular do serviço conta salário (624), crescimento de 109%.

Os dados se referem apenas ao descumprimento de normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do BC. O número de reclamações não relacionadas a essas normas, como tempo de espera em fila, atendimento bancário, negociação de dívidas, dificuldade de acesso ao Serviço da Atendimento ao Consumidor (SAC) dos bancos, entre outras, foi de 33.277 no trimestre, aumento de 25%.

Entre os bancos com mais de um milhão de clientes, a instituição com mais reclamações no trimestre foi o Santander, que liderou o ranking do BC nos meses de fevereiro e março deste ano, seguido pelo Banco do Brasil. No ranking de instituições com menos de um milhão de clientes, os mais reclamados foram o BMG e o Bonsucesso.

Ranking. No mês passado, as reclamações por débitos não autorizados lideraram a lista do BC (378), seguidas por cobrança irregular de tarifas por serviços não contratados (314). O total de reclamações referente a tarifas foi de 509, com destaque para pacote de serviços, recusa de cancelamento de pacote e cobrança irregular de serviços prioritários, essenciais e tarifas de cartão.

No mês passado, o Santander liderou o ranking dos grandes instituições financeiras com maior índice e maior número absoluto de reclamações consideradas procedentes pelo BC. Foram 734 reclamações referentes ao descumprimento de normas do CMN ou do BC.

Considerando o número de clientes do Santander, o índice ficou em 3,17 (reclamações divididas pelo total de clientes e multiplicadas por 100 mil). O Banco do Brasil ficou em segundo lugar (1,51) e teve 524 descumprimentos de normas. O Banrisul foi o terceiro (0,99, com 23 reclamações procedentes). O quarto índice foi o Itaú Unibanco (0,98, com 254 demandas). Em quinto, veio o HSBC (0,71, com 41 reclamações).

Na lista de instituições financeiras com menos de um milhão de clientes, os cinco com maior índice em março foram Bonsucesso, BMG, Industrial do Brasil, Banco Intermedium e Fibra. Entre as administradoras de consórcio, o ranking foi liderado pela Caixa Consórcios, tanto em números absolutos como no índice que considera o número de clientes. / E.C.

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