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Crescem as reclamações contra redes de fast-food

Burger King e McDonald's foram os maiores alvos de queixas de consumidores

Foto do author Márcia De Chiara
Por Márcia De Chiara
Atualização:

O brasileiro está de olho nos lanches vendidos pelas redes de fast-food. De janeiro a abril deste ano, quase triplicou o número de reclamações de consumidores sobre propaganda enganosa do setor em relação a igual período de 2021, segundo o site de defesa do consumidor Reclame Aqui. No primeiro quadrimestre de 2022, foram recebidas 3.197 reclamações, ante 1.160 no mesmo período do ano passado.

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Só em abril houve um aumento de queixas de propaganda enganosa de mais de 100% em relação ao mesmo mês de 2021. Essa explosão de queixas sobre o tema ganhou relevância especialmente depois dos episódios ocorridos nas últimas semanas.

O McDonald's foi notificado por órgãos de defesa do consumidor por não utilizar carne de picanha na nova linha de sanduíches, o ‘McPicanha’. O mesmo aconteceu com o hambúrguer Whopper Costela da rede de fast-food Burger King.

Após ter sido notificado pelos Procons, o McDonald's tirou do cardápio os dois sanduíches da linha “Novos McPicanha”. A rede de fast-food Burger King também foi proibida pelo Procon de vender o hambúrguer Whopper Costela em todo o Distrito Federal.

As denúncias ganharam tamanha proporção que as duas empresas acabaram sendo convocadas pela Comissão de Transparência, Fiscalização e Defesa do Consumidor do Senado para esclarecer a publicidade enganosa de hambúrguer que são acusadas.

Rede Burger King foi quem mais recebeu reclamações de consumidoresem 2022 Foto: Joe Skipper/ Reuters

Ranking

Levantamento do site mostra que nos últimos seis meses, entre novembro de 2021 e abril deste ano, o Burger King liderou o ranking das reclamações, com 525 queixas, seguido pelo McDonald's, com 400.

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Edu Neves, CEO do Reclame Aqui, diz que as reclamações de propaganda enganosa se aceleraram em abril, depois dos episódios do McDonald’s e do Burger King. Ele explica que as queixas estão muito focadas em produtos premium: “Quase todas as reclamações têm uma queixa explícita de que o valor pago é por um produto premium, mas o produto recebido não é equivalente.”

Com o avanço das hamburguerias artesanais adeptas em massa ao delivery por causa da pandemia – o que lhes permitiu conquistar clientes que nunca tinham experimentado um produto diferenciado –, as redes de fast-food reagiram e lançaram linhas de produtos mais sofisticados.

Fórmula antiga

No entanto, Neves acredita que a fórmula dos lançamentos de produtos premium usada pelas redes foi antiga e desajustada aos novos tempos de internet e redes sociais. “Ao dizer que um produto tem sabor de tal coisa, as empresas não esperavam que os próprios consumidores iriam descobrir isso e colocar o problema nas redes sociais.” Na sua avaliação, se os episódios recentes tivessem ocorrido 15 anos atrás, não fariam tanto estrago à marca: um ou outro consumidor reclamaria. Mas com a internet e as redes sociais, o problema ganhou visibilidade.

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“Propaganda enganosa sempre existiu”, diz a advogada Maria Inês Dolci, presidente da Consumare, ONG internacional de defesa do consumidor de língua portuguesa e que durante anos foi coordenadora do Proteste. Isso sem falar nas embalagens que não trazem todas as informações sobre o produto, acrescenta.

Na sua avaliação, a prática de propaganda enganosa tem ficado mais evidente neste período de saída da pandemia. “A gente percebe que as indústrias estão querendo vender mais e estão mais agressivas”, afirma. Isso explicaria, segundo ela, o aumento no número de reclamações.

Procurado o Burger King contestou o levantamento do site. A empresa informou, por meio de nota, que “entre as marcas do setor, é a segunda mais bem avaliada pelo Reclame AQUI nos últimos seis meses, e tem índice de solução de reclamações próximo a 80% no período, enquanto o índice médio da categoria é de aproximadamente 64%”. E acrescentou que “investe constantemente no aprimoramento de seus produtos e serviços e na busca por soluções que proporcionem experiências cada vez mais positivas para seus clientes”.

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O McDonald’s informou, por meio de nota, que “a marca tem a satisfação do cliente como prioridade e as comunicações dos consumidores, pelos diferentes meios de contato, são apuradas para contribuir com a melhoria de nossos serviços”.

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