Redesenho e prêmios marcaram o ano do jornal

Ano iniciado com uma bem-sucedida reforma gráfica foi marcado por prêmios jornalísticos e publicitários

, O Estado de S.Paulo

30 de janeiro de 2011 | 00h00

Um jornal mais bonito, mais organizado e mais agradável de ler. Tudo isso e, ao mesmo tempo, capaz de manter todas as tradicionais características de idoneidade, completude e profundidade das informações de O Estado de S. Paulo. Esse foi o retrato traçado pelos entrevistados que participaram da pesquisa que avaliou o novo visual do jornal.

Para a pesquisa, foram formados 11 grupos, com aproximadamente 200 pessoas no total, que discutiram diferentes edições. A pesquisa foi realizada em dezembro e reuniu assinantes e compradores do jornal que analisaram o projeto de redesenho, com mudanças gráficas e de conteúdo, lançado em março pelo Grupo Estado.

Os leitores foram convidados a opinar sobre o novo desenho gráfico. Tiveram oportunidade de julgar tudo o que ele trouxe. Entre as opiniões apontadas estava a de que o projeto organizou melhor a leitura do jornal, tornando mais evidente cada tipo de informação - de notícias a análises, comentários, críticas e reportagens especiais.

Os grupos entrevistados também gostaram da evidência gráfica dada aos colunistas do jornal. E elogiaram as novidades em termos de conteúdo acrescentados, como foi o caso das novas seções Planeta e Visão Global, além dos cadernos Sabático, C2+Música e Negócios.

O Estado ganhou, durante o ano, vários cadernos especiais, que também foram bem avaliados. Entre os cadernos que circularam com a edição normal do jornal estavam: Desafios do Novo Presidente, Dinossauros do Brasil, Guerras Desconhecidas do Brasil, México em Guerra, etc.

E as equipes de profissionais do jornal também realizaram coberturas especiais durante a Copa do Mundo e as Eleições, que utilizaram infografias de última geração para explicar melhor os fatos, muito bem recebidas pelos leitores.

Premiação. Vários trabalhos jornalísticos publicados durante o ano foram premiados. O jornal ganhou o Prêmio Imprensa Embratel, o Prêmio Allianz Seguro de Jornalismo e o Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo.Outros veículos do Grupo Estado também tiveram o reconhecimento do mercado. O portal estadão.com.br, por exemplo, foi apontado pela Fundação Nuevo Periodismo Ibero-americano como uma das quatro melhores práticas em redes sociais da América Latina.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.