Reforma tributária: uma luta social

O sistema tributário brasileiro é ineficiente e injusto. Ineficiente porque, apesar de arrecadar 35% do produto interno bruto (PIB), algo em torno de R$ 800 bilhões anuais, não oferece contrapartida semelhante à oferecida em países que têm carga tributária igual ou até menor do que a nossa. No Chile, a carga tributária é de 18% do PIB; no Japão, nos Estados Unidos e na Coréia do Sul, é de 26%, e no Canadá, de 34%. Nesses países, os cidadãos têm acesso a serviços públicos de qualidade bastante superior à ofertada no Brasil.Aqui, os que têm recursos optam por pagar pela educação, pela saúde e pela segurança. Nestes outros países, esses fatores são de qualidade razoável para boa parte da população, já que somente uma parcela se dá ao luxo de contratar empresas privadas para oferecer tais serviços. Aqui é uma necessidade, lá é uma opção.É bem verdade que muito dos recursos tributários, no Brasil, foram usados para a extensão do sistema público de educação, saúde e segurança, sem contar o sistema de Previdência e Assistência Social. Faz pouco tempo que a maioria da população não tinha sequer acesso a esses serviços. Hoje, eles estão praticamente universalizados, com exceção da Previdência Social, que depende da formalização do mercado de trabalho. No entanto, embora universalizados, a qualidades dos serviços ainda é sofrível.O sistema tributário brasileiro é mal distribuído em relação à fonte da arrecadação e ao seu destino. Aqui, os tributos incidem mais sobre a produção e a mão-de-obra (70% do volume arrecadado) do que sobre a renda, os lucros e a propriedade (30%). Isso desestimula a produção e a geração de empregos formais e estimula a acumulação pessoal de riqueza. Nos países desenvolvidos, a proporção arrecadada é de 56% com produção e mão-de-obra e 44% com itens relativos à riqueza.Ainda quanto à fonte de arrecadação, no Brasil o pobre paga mais tributos, relativos à sua renda, do que o rico. Os que ganham menos de dois salários mínimos gastam cerca de 50% com tributos; entre oito e dez pagam cerca de 32%; e os que ganham acima de 20 salários mínimos pagam por volta de 26%. A regressividade do modelo tributário brasileiro é absurdamente injusta.Quanto ao destino dos recursos arrecadados, após o repasse feito pela União aos demais entes federativos, por meio do Fundo de Participação dos Estados e Municípios, o bolo fica assim dividido: a União fica com 56%; os Estados, com 26%; e os municípios, com apenas 18%. Como a educação básica (fundamental e média), a saúde e a segurança pública são responsabilidade dos Estados e municípios, a participação desses entes no bolo fiscal deveria ser maior. A implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb) atenuou o problema, mas não corrigiu a injustiça distributiva.Ainda que consideremos a carga tributária necessária, uma vez que o Brasil tem imensas carências sociais a serem superadas, nós não podemos mais aceitar as ineficiências e as injustiças do atual sistema tributário brasileiro. A criação de um imposto sobre valor agregado que seja cobrado na ponta do consumo, desonerando a produção e o trabalho formal e permitindo ao consumidor saber exatamente quanto do preço final do produto adquirido se refere aos tributos, se faz urgente. Assim como necessária é o estabelecimento de uma Tabela de Imposto de Renda com maior número de faixas, com alíquotas menores para a classe média e maiores para aqueles que têm ganhos muito altos. O problema da guerra fiscal entre os entes federativos também deve ser eliminado. Essa prática desorganiza a economia e prejudica o sistema de competição, típico do modelo capitalista.Como vimos, as mudanças são necessárias. No entanto, a experiência nos mostra que somente quando houver pressão popular; quando o assunto tributário se tornar um tema eleitoralmente forte, é que o Congresso Nacional se irá mover para aprovar os projetos de reforma tributária que estão prontos para serem votados. Este problema é, sobretudo, uma questão social que aflige os mais pobres. Chegou a hora de a população se engajar nessa luta. *Alcides Domingues Leite Júnior é professor de Mercado Financeiro do curso de Administração de Empresas na Trevisan Escola de Negócios. E-mail: alcides.leite@trevisan.edu.br

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