Scott Pattenden/RM Sotheby's
Scott Pattenden/RM Sotheby's

Registro de tratores ganha nova ferramenta

Registro de tratores agora poderá ser feito gratuitamente pela internet

Marcia de Chiara, O Estado de S. Paulo

23 de novembro de 2020 | 05h00

O Ministério da Agricultura e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançaram na sexta-feira, 20, a Plataforma Digital de Registro e Gestão de Tratores e Equipamentos Agrícolas, batizada de ID Agro. A ferramenta foi criada em parceria do Ministério com a CNA, e permite que tratores e equipamentos agrícolas sejam registrados gratuitamente.

Agora, para fazer o registro, é preciso se cadastrar no aplicativo ID Agro. Caso o equipamento seja novo, a própria concessionária faz o registro e o vincula ao produtor que comprou. No caso de máquinas usadas, o produtor deve levar a nota fiscal e fazer o registro em alguma concessionária autorizada.

Após o registro, o produtor pode imprimir o Registro Nacional de Máquinas Agrícolas (Renagro) – equivalente ao documento do carro para veículos de passeio –, que também tem um QR Code que pode ser colado no trator para facilitar as fiscalizações. O primeiro registro feito pelo novo sistema foi do produtor rural Antonio Inda, de Cabeceira Grande (MG).

Com o cadastro, a máquina fica autorizada a transitar em via pública, pode ser dada como garantia em empréstimos ou financiamento, além de reduzir custos de seguros, facilitar medidas de segurança nos casos de roubo ou furto, e dar mais tranquilidade no comércio de tratores usados.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.