Reino Unido revisa PIB do 4º trimestre para alta de 0,3%

A expansão da economia do Reino Unido foi revisada para 0,3% no quarto trimestre do ano passado, em comparação com o terceiro trimestre, de acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês). Na estimativa preliminar, o ONS havia informado expansão de 0,1% no período. Em relação ao quarto trimestre de 2008, a economia teve contração de 3,3%, maior do que a estimativa inicial de queda de 3,2%. Economistas esperavam que a economia britânica crescesse 0,2% na comparação trimestral e tivesse contração de 3,1% na comparação anual.

DANIELLE CHAVES, Agencia Estado

26 de fevereiro de 2010 | 07h52

Os números confirmaram que a economia britânica saiu da recessão no fim de 2009, e a um ritmo maior do que o estimado inicialmente. No entanto, a revisão de dados de trimestres anteriores mostrou que a recessão foi mais profunda do que o pensado. Por causa da revisão de dados de outros trimestres, o ONS afirmou que a produção caiu 5,0% em todo o ano passado, o maior declínio desde que os registros começaram a ser feitos, em 1948. O ONS revisou os números do terceiro trimestre, para mostrar contração de 0,3%, em vez de 0,2% como informado antes.

Além disso, as revisões apontaram que a recessão - que começou em abril de 2008 e durou 18 meses - foi mais profunda do que o pensado. A produção britânica teve contração de 6,2% nesse período, em comparação com o declínio de 6,0% originalmente anunciado. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Reino Unido, PIB, revisão

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.