Divulgação/Renault
Divulgação/Renault

Renault é a sétima montadora a lançar serviço de locação de carros

Assinatura inclui a maioria dos gastos, como seguro e manutenção, e é alternativa para quem não quer ter carro próprio

Cleide Silva, O Estado de S.Paulo

20 de janeiro de 2021 | 13h25

Ninguém sabe ainda qual o tamanho desse mercado no Brasil, mas como a expectativa é de crescimento rápido, a Renault lançou nesta quarta-feira, 20, seu programa de carros por assinatura. É a sexta montadora a aderir ao serviço que dá a opção ao consumidor de alugar um carro por até dois anos com prestações mensais que incluem seguro, impostos, manutenção, assistência 24 horas e gestão de documentos.

Chamado Renault On Demand, o novo serviço pode ser adquirido pelo celular e tem opções de mensalidades a partir de R$ 879 (caso do Kwid Outsider) a R$ 1.699 (Duster), todos zero quilômetro. “Não sabemos ainda o tamanho da demanda, mas com a pandemia deve ser mais rápido do que imaginávamos antes”, diz Bruno Hohmann, vice-presidente comercial da Renault do Brasil.

Segundo ele, muitas pessoas que tinham desistido do carro próprio e usavam serviços de aplicativos querem voltar agora a ter um veículo “próprio”, por questões de segurança, e a locação passa a ser uma opção atrativa. Locadoras já oferecem o serviço há algum tempo, mas a vantagem, segundo Hohmann, é contratá-lo “direto da montadora, sem passar por intermediários”.

O serviço, direcionado a pessoas físicas e jurídicas, está disponível na Europa há alguns anos e, segundo o executivo, em algumas capitais, como Madri (Espanha) e Paris (França), já são operações rentáveis e respondem por 25% a 30% das vendas da marca.

De olho nesse filão que faz parte do que a indústria automobilística global considera o novo consumidor, em especial os jovens que não querem mais a posse de um automóvel, mas o serviço, em pouco mais de um ano lançaram programas de assinatura no País a Audi, Fiat, Jeep, Nissan, Toyota e Volkswagen.

Antes de lançar o On Demand, a Renault realizou testes com 200 consumidores. Segundo Hohmann, há clientes com três perfis: aqueles que querem comodidade - não ter de se preocupar em administrar pagamentos de IPVA, de contratar seguro e de revender o carro no futuro.

Os mais jovens, que fazem a conta para saber o que é mais vantajoso - por exemplo, guardar dinheiro para dar entrada em um carro e financiar o restante ou não despender esse dinheiro de uma vez e pagar as mensalidades fixas. Por último o consumidor corporativo, que também faz contas e pode ver as vantagens entre o serviço de uma locadora clássica e o da montadora.

Além de Kwid e Duster, o serviço também está disponível para o Sandero Stepway. Segundo Enrico Rossini, diretor-geral da RCI Brasil, o braço financeiro da aliança Renault/Nissan, outros modelos serão incluídos futuramente, inclusive elétricos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.