Publicidade

Repasses ao BNDES serão cortados em 2015, diz Mantega

Governo liberou R$ 30 bilhões ao banco de fomento, apesar do ajuste fiscal prometido pela futura equipe econômica

Por Laís Alegretti
Atualização:

BNDES Foto: Fábio Motta/Estadão

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, comentou nesta quarta-feira, 3, o crédito liberado de R$ 30 bilhões ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), devido à demanda para financiamento de compra de máquinas. Segundo ele, o valor será menor em 2015. 

PUBLICIDADE

Mantega não explicou sobre o trecho de Medida Provisória (MP) publicada nesta quarta, que autoriza, além dessa liberação, o uso do superávit financeiro das fontes de recursos existentes no Tesouro Nacional à cobertura de despesas primárias obrigatórias.

"Estamos liberando financiamento para aquisição de bens de capital. Existe uma demanda e vamos liberar. Mesmo assim, este ano será menos que ano passado e que ano retrasado, e assim por diante", disse Mantega. 

O ministro disse ainda que há demanda para compra de máquinas, equipamentos, caminhões, ônibus e tratores e que o valor liberado é para este ano. "Para o próximo ano, certamente será menor", reforçou. 

Apesar do futuro ministro da Fazenda, Joaquim Levy, ter sinalizado com uma redução dos aportes do Tesouro Nacional ao BNDES, a presidente Dilma Rousseff decidiu ampliar o valor do novo repasse que será feito ao banco público.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.