coluna

Dan Kawa: Separar o ruído do sinal é a única forma de investir corretamente daqui para a frente

Reservatórios do Sudeste têm 34,7% da capacidade total

A redução do consumo de energia durante o feriado do carnaval contribuiu para a ligeira melhora no nível dos reservatórios das hidrelétricas. O volume de água armazenado no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o mais importante do País, encerrou ontem em 34,7% da capacidade, estável em relação ao dia anterior. No acumulado de março, o subsistema registra uma modesta recuperação no nível de armazenamento, de 0,1 ponto porcentual. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira, 6, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

WELLINGTON BAHNEMANN, Agencia Estado

06 de março de 2014 | 21h01

Mesmo assim, a situação dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste é bastante crítica. O nível de água armazenado é o mais baixo desde 2001, ano do racionamento de energia. Há um ano, os reservatórios estavam no mesmo dia, 5 de março, com 46,6% da capacidade total, com tendência de recuperação. No momento, não é possível dizer se a ligeira recuperação mostrada nesses últimos dias irá se manter nos próximos dias, mesmo com a melhora nas chuvas neste começo de mês.

Comportamento semelhante foi registrado nos reservatórios do Nordeste, que fecharam ontem em 42,2% da capacidade total. Isso representou um acréscimo de 0,1 ponto porcentual em relação ao nível do dia anterior. No mês, os reservatórios da região acumulam ganho de apenas 0,1 ponto porcentual. A situação hoje é ligeiramente melhor do que a verificada há um ano, quando o nível de armazenamento era de 41,9% da capacidade total.

Os reservatórios da região Sul ensaiam uma melhora no nível de armazenamento, que ontem estavam em 39,2% da capacidade. Isso equivale a um aumento de 0,6 ponto porcentual em relação ao dia anterior e um ganho acumulado de 1,9 ponto porcentual ao longo do mês de março. A situação atual, contudo, é um pouco pior do que no ano passado, quando os reservatórios estavam com um nível de armazenamento de 40,3% em 5 de março.

A situação mais confortável é a dos reservatórios do Norte, ontem com 81,8% da capacidade total, estável em relação ao dia anterior. Em março, o ganho acumulado é de 0,9 ponto porcentual. Dado o alto nível dos reservatórios da região, o Norte tem exportado energia para o resto do País. Ontem, 4,496 mil MW médios foram transferidos, sendo 1,878 mil MW médios para o Nordeste e 2,618 mil MW médios no Sudeste, que reenviou 1,211 mil MW médios para a região Sul.

Tudo o que sabemos sobre:
energiareservatóriossudeste

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.