28 de outubro de 2010 | 00h00
Segundo os rumores, a empresa estaria para anunciar reservas gigantes de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos, após a eleição. Em entrevista à tarde, o gerente executivo de exploração da companhia, Mário Carminatti, disse desconhecer qualquer anúncio. Segundo ele, a empresa estaria iniciando a perfuração de um poço em um dos blocos citados por operadores de mercado e seria muito cedo para qualquer análise.
Uma análise detalhada da nota que circulou no mercado mostra algum desconhecimento do setor de petróleo por parte de seu autor. O texto diz que a Petrobrás descobriu, nas concessões BM-S-9, BM-S-12 e BM-S-45, um grande reservatório que seria a segunda maior reserva de petróleo o mundo. Os três blocos, porém, não são contíguos - de fato, estão bem longe um do outro.
A nota saiu primeiro em um fórum da consultoria Leandro & Stormer, que atribuiu a informação à corretora Empíricus. Essa, por sua vez, negou que tenha citado a Petrobrás em relatórios recentes.
Especialistas consultados pelo Estado, porém, dizem que há chances de anúncio de descobertas nos próximos dias, uma vez que a empresa vem tocando extensa campanha exploratória. Mas não em volumes como os citados pela nota que circulou no mercado - algo em torno de 68 bilhões de barris de petróleo.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.