Rumor sobre troca de Mantega é irresponsável, diz porta-voz do Planalto

Mais cedo, circularam boatos de que Lula teria sugerido à Dilma a troca do ministro

Marcelo Moraes e Suzana Inhesta, de O Estado de S.Paulo,

20 de junho de 2013 | 17h00

BRASÍLIA E SÃO PAULO - O porta-voz do Palácio do Planalto, Thomas Traumann, qualificou, na tarde desta quinta-feira, 21, como "boato irresponsável" os rumores que circulavam mais cedo na imprensa e no mercado financeiro, de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria recomendado à presidente Dilma Rousseff a troca do ministro da Fazenda, Guido Mantega. "O Planalto qualifica a queda de Mantega como boato irresponsável", disse o porta-voz ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.

Por meio de nota distribuída por seu instituto, o ex-presidente Lula declarou que não procede "de forma alguma" a informação divulgada pelo jornalista Kennedy Alencar, na rádio CBN, de que teria sugerido a substituição de Mantega.

"O ministro da Fazenda Guido Mantega tem grandes serviços prestados na condução da economia ao País e é conhecido pela sua competência e seriedade na condução da Pasta", disse a nota do Instituto Lula.

Por sua vez, em um evento em São Paulo, o ex-presidente do Banco Central e presidente do conselho consultivo da J&F, holding da família Batista que também controla a empresa de alimentos da JBS, Henrique Meirelles, disse que está "muito bem no setor privado, que está sendo uma experiência extraordinária". A afirmação foi uma resposta aos jornalistas sobre os comentários envolvendo o nome de Lula e Mantega, que resultaram em rumores de que teria sido cotado para voltar ao governo.

Tudo o que sabemos sobre:
Mantegarumores

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.