PUBLICIDADE

Rússia suspende importação de carne de frigorífico brasileiro

Serviço citou substâncias fora do padrão sanitário na produção da MataBoi; país também impôs restrições a outras 5 empresas

Por Letícia Fucuchima
Atualização:

SÃO PAULO - O Serviço Federal de Vigilância Sanitária e Veterinária da Rússia anunciou em despacho publicado em seu site oficial a suspensão temporária das importações de carne bovina do frigorífico MataBoi, citando substâncias fora do padrão sanitário do controle adotado pelo país.

Carnes são terceiro grupo mais importante na pauta de exportações brasileiras Foto: cruswebandi / Pixabay

A medida passará a valer a partir do dia 15. Para os produtos embarcados antes dessa data, serão feitas inspeções adicionais.

+++ Exportação de carne tem peso grande na balança comercial brasileira

A decisão vale também para a gordura e miúdos bovinos produzidos pela MataBoi. As autoridades russas não informaram até quando a suspensão das compras estará em vigor.

+++ Para exportar, Brasil pode ter de reduzir preço da carne

Restrições

Para outros cinco frigoríficos, a autoridade sanitária russa impôs novas restrições para a importação de carne, fixando controles sanitários mais rígidos. Segundo o despacho publicado no site da agência russa, essas novas restrições estão em vigor desde o dia 30 de outubro.

Publicidade

Foi alvo das novas restrições a carne bovina vendida pelos seguintes frigoríficos: JBS, Frigo Estrela, Frigol e Frigon - Irmãos Gonçalves. Também foi alvo de restrição a compra de carne suína do frigorífico Aurora. 

Para lembrar

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) reprovou a compra da Mataboi pela JBJ, empresa de José Batista Júnior, irmão mais velho de Joesley e Wesley Batista

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.