Rússia limita previsão para colheita de grãos em 2012

A Rússia, um dos maiores exportadores mundiais de trigo, limitou a estimativa para sua colheita de grãos em 2012 para entre 72 milhões e 73 milhões de toneladas, ante a faixa anterior entre 70 milhões e 75 milhões, disse o ministro de Agricultura do país, que, no entanto, manteve a projeção do excedente exportável sem alterações.

Reuters

19 de setembro de 2012 | 12h18

As escassas perspectivas de safra russas, afetadas pela seca nas principais regiões produtoras, têm elevado as preocupações de que o país possa repetir a proibição das exportações de 2010, ajudando a elevar os preços globais. Autoridades do governo já descartaram uma proibição das exportações de grãos.

"A colheita de grãos 2012 da Rússia é vista entre 72 milhões e 73 milhões de toneladas", disse Nikolai Fyodorov a deputados do Estado russo de Duma.

"Com os estoques de passagem em cerca de 20 milhões de toneladas, esta safra vai cobrir a demanda doméstica e um excedente exportável (2012/2013) entre 10 milhões e 14 milhões de toneladas."

Ele disse que, em 19 de setembro, a Rússia havia colhido 63 milhões de toneladas de grãos, em 76 por cento da área semeada do país.

Na mesma data em 2010, após a Rússia proibir as exportações, o país colheu 53 milhões de toneladas de grãos, acrescentou Fyodorov.

A Rússia barrou as exportações de grãos por quase um ano em agosto de 2010, após a pior seca em décadas. Alguns observadores do mercado especularam deste ano que a colheita de trigo do país pode cair abaixo da safra de 2010, quando obteve 41,5 milhões de toneladas de trigo, de uma safra total de 61 milhões de toneladas de grãos.

Este ano, o governo russo, que enfrenta uma seca que reduziu a produtividade dos grãos em mais de um quarto, não vai limitar as exportações de grãos mesmo que o excedente esteja esgotado, disse o primeiro vice-ministro, Arkady Dvorkovich, em agosto.

Fyodorov não deu mais informações sobre os dados de colheita de trigo. Anteriormente, ele esperava uma colheita de trigo russa 2012 entre 40 milhões e 42 milhões de toneladas.

(Reportagem de Polina Devitt)

Tudo o que sabemos sobre:
COMMODSGRAOSRUSSIA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.