finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Imagem Coluna do Broadcast
Colunista
Coluna do Broadcast
Conteúdo Exclusivo para Assinante

Sanepar cogita nova oferta de ações para este ano

A Sanepar acaba de convocar assembleia para o fim do mês para votar esse assunto e colocou na pauta que a implementação do programa de units está condicionada a uma alteração do estatuto social

O Estado de S.Paulo

13 de outubro de 2017 | 05h00

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está planejando uma oferta subsequente (follow on) ainda para este ano. Para tirá-la do papel, contudo, precisará que seus acionistas minoritários aprovem a conversão de suas ações preferenciais em units, que são depósitos de ações. Entre eles, o assunto é visto com cautela. Tanto é que os minoritários passaram a exigir mecanismos firmes de governança corporativa para pensar em dar o aval para a mudança. A preocupação, depois de muita dor de cabeça ao longo do ano por conta das revisões tarifárias, é de surpresas caso o próximo governo do Paraná mude as regras por lá.

A Sanepar acaba de convocar assembleia para o fim do mês para votar esse assunto e colocou na pauta que a implementação do programa de units está condicionada a uma alteração do estatuto social para incluir “uma nova competência para o conselho de administração”. A percepção, no entanto, é que, além de generalista, esse movimento é muito frágil, já que uma simples canetada do governo poderia acentuar o risco regulatório.

Uma alternativa para o follow on da Sanepar ocorrer, visto que o governo do Paraná precisa de caixa, seria emitir apenas ações ordinárias, que hoje estão quase que na totalidade nas mãos do Estado. Porém, há dois grandes problemas: as ações ordinárias não têm liquidez e circulam abaixo de seu valor patrimonial, o que impediria fazer a oferta. No follow on, Itaú BBA e Morgan Stanley foram contratados. Procurada, a Sanepar não comentou por estar em período de silêncio. 

 

Tudo o que sabemos sobre:
SaneamentoSanepar

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.