Santander aumenta capital em acordo com Zurich Financial

O Santander e a Zurich Financial Services acertou um acordo de 1,67 bilhão de dólares que libera capital da instituição e dá ao grupo segurador suíço acesso a mercados latino-americanos, inclusive o Brasil.

CATHERINE BOSLEY E SONYA DOWSETT, REUTERS

22 de fevereiro de 2011 | 15h40

A Zurich pagará o valor adiantado por 51 por cento das operações com seguro de vida, aposentadoria e outros seguros da instituição espanhola no Brasil, México, Chile, Argentina e Uruguai.

O acordo vai gerar ao Santander um ganho de capital de 1,21 bilhão de dólares e o maior banco da zona do euro afirmou que vai usar os recursos para fortalecer suas contas e atender exigências globais de maiores reservas de capital.

Analistas afirmaram que o acordo com a Zurich ajude o banco, mas não fará grande diferença.

"Não consideramos que esta operação seja a solução de todas as questões de capital do banco, mas certamente é um passo na direção certa", afirmou Andrea Filtri, do Mediobanca.

A Zurich informou que está tendo como objetivo atender a jovem e crescente população de 590 milhões de habitantes da América Latina, onde a penetração de serviços financeiros ainda é baixa. "As operações latino-americanas de seguro do Santander oferecem uma rara combinação de alto potencial de crescimento e forte geração de fluxo de caixa", disse o presidente-executivo da Zurich Financial, Martin Senn, em teleconferência.

"O aumento da renda em mercados emergentes deve levar a uma necessidade (das pessoas) de se proteger o que foi conquistado e a baixa taxa de penetração oferece boa perspectiva de negócios no médio prazo", afirmou o Bank Wegelin, em relatório.

A joint-venture de seguros terá sede em Madri e será administrada pela Zurich. A empresa pretende pagar pelo menos dois terços do preço de compra em dinheiro e o restante será financiado via emissão de dívida.

O preço acertado corresponde a 80 por cento do valor total, com o restante devendo ser pago mediante tarifas baseadas em performance ao longo de 25 anos.

Segundo o acordo, as apólices de seguro da Zurich serão disponibilizadas nas agências do Santander nos países envolvidos pela operação. Na América Latina, a Zurich já tem acordos de distribuição com o Banco de Venezuela e com o Mercantil do Brasil.

Tudo o que sabemos sobre:
BANCOSSANTANDERSEGUROS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.