SBM Offshore busca esclarecimento sobre exclusão em licitações da Petrobras

A empresa holandesa de leasing de plataformas de petróleo SBM Offshore NV está buscando esclarecimentos sobre sua exclusão como participante de licitações por contratos da estatal brasileira Petrobras.

Reuters

28 de maio de 2014 | 07h16

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, disse em audiência em comitê do Congresso na terça-feira que a petroleira não buscaria propostas de SBM Offshore enquanto a empresa estivesse sob investigação por suposto suborno no Brasil.

As ações da SBM Offshore chegaram a cair até 9 por cento no início do pregão desta quarta-feira.

A empresa afirmou que estava em negociações com a Petrobras sobre a participação nos próximos processos de licitação para produção, armazenamento e descarregamento em Tartaruga Verde e Libra.

"Enquanto é lógico que a SBM busque esclarecimentos, acreditamos que a empresa não tem chance de voltar à mesa de ofertas com a investigação em curso", disse o analista da ING Quirijn Mulder, em nota a clientes.

Senadores brasileiros estão investigando alegações de que funcionários da Petrobras teriam aceitado subornos em troca de contratos com a SBM Offshore.

A SBM disse em abril que uma investigação interna não tinha encontrado qualquer evidência de pagamentos indevidos no Brasil.

A SBM Offshore afirmou que "destinou recursos significativos em atividades de licitação até a data e, por isso, está buscando esclarecimentos, legais ou de outra natureza, para a potencial exclusão em ambas as ofertas."

(Por Anthony Deutsch)

Tudo o que sabemos sobre:
ENERGIAPETROBRASBRSBMOFFSHORE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.