Fabio Motta/Estadão
Fabio Motta/Estadão

Schwarzenegger  faz cruzada pelo meio ambiente no Rio de Janeiro

Ex-governador da Califórnia apresenta projeto para reduzir consumo na iluminação pública

Efe,

25 de abril de 2013 | 18h14

RIO - O ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, assinou no Rio vários convênios entre a sua ONG R20, organismos internacionais e brasileiros para colaborar em programas de energias sustentáveis.

Ele qualificou a ação de "cruzada do meio ambiente" e pediu que as autoridades brasileiras unam esforços para frear as mudanças climáticas por meio da busca de soluções para os problemas do meio ambiente.

"Qualquer cidade do mundo, as autoridades regionais, empresários, acadêmicos, todos podem tomar a iniciativa", disse o ator. "Não é necessário esperar a ação do governo federal ou da Organização das Nações Unidas", completou.

 

Schwarzenegger assinou convênios na sede da Fundação Dom Cabral, no Rio de Janeiro. Os acordos incluem um memorando de intenções com a iniciativa da ONU denominado "Energia sustentável para todos".

O objetivo é o de colaborar no impulso de programas educativos e seminários orientados a autoridades, empresas e universidades para sensibilizar formadores de opinião sobre os benefícios do uso de energias sustentáveis.

Schwarzenegger também assinou convênio com o grupo de comunicação espanhol Prisa, representado pelo seu diretor para as Américas, Marcus Vinicius Ribeiro, para divulgar projetos de desenvolvimento sustentáveis desenvolvidos por ONGs.

O ator entregou às autoridades um estudo de viabilidade financeira para instalação de sistemas de iluminação de LED, mais econômicas, para a cidade do Rio de Janeiro. O sistema permitiria economizar 50% do consumo, o que pode significar R$ 50 milhões por ano.

A organização assinou contratos para desenvolver estudos semelhantes para outras quatro cidades brasileiras: Santa Bárbara do Oeste e São Carlos, no interior de São Paulo, e Santarém e Parangominas, no Pará.

A estatal Eletrobrás assinou convênio para desenvolver projetos de energias renováveis na cidade de Parintins, no Amazonas, que poderão ser levados a outras cidades brasileiras. Schwarzenegger deve passar o fim de semana no Rio no campeonato de fisiculturismo "Arnold Classic". Efe

Tudo o que sabemos sobre:
Schwarzeneggerambienteenenergia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.