'Se quer mais saúde, mais educação, sobra menos recursos para infraestrutura', diz Guedes

Ministro da Economia voltou a defender a utilização de recursos privados para a realização de investimentos; ele também disse que o Estado exauriu suas fontes de financiamento

Publicidade

PUBLICIDADE

Por Adriana Fernandes, Idiana Tomazelli e Julia Lindner
1 min de leitura

BRASÍLIA - O ministro da Economia, Paulo Guedes, avisou que não há mais como focar os investimentos públicos em infraestrutura como na época do regime militar. Guedes disse que está muito seguro do caminho de política econômica que está tomando para a retomada econômica via investimentos privados e que vai caminhar na direção do mercado “sem medo” para trazer prosperidade para o País e os trabalhadores.

Para garantir mais recursos privados, Guedes disse que será preciso mudar os marcos regulatórios. Foto: Dida Sampaio/Estadão

Leia também

Para Guedes, não vai faltar dinheiro privado para os investimentos, porque há “trilhões de dólares livres no mundo procurando para onde ir”.

“Assim como durante o regime militar teve um foco muito grande na infraestrutura e os investimentos foram feitos com alto ritmo de crescimento e, quando a democracia começou a puxar os recursos para as áreas sociais, eles foram exaurindo do lado de lá”, disse.

Segundo ele, esse é problema clássico da economia. “Se você quer fazer mais saúde, mais educação, sobra menos recurso, por exemplo, para infraestrutura”, enfatizou. Guedes disse que o Estado brasileiro praticamente exauriu suas fontes de financiamento.

Segundo ele, será preciso mudar os marcos regulatórios. “É por aí a retomada. Temos que fazer uma reconfiguração do marco. É isso que vai garantir que os recursos venham do setor privado”, previu.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.