Ivan Valencia/ AP
Ivan Valencia/ AP

coluna

Thiago de Aragão: investidor estrangeiro vê como irreal promessa de Guedes de 4 privatizações em 90 dias

Secretário de Estado dos EUA diz que governo Trump defenderá 'fortemente' entrada do Brasil na OCDE

Em encontro com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, em Bogotá, Mike Pompeo elogiou o Brasil por sua 'liderança na busca por uma solução' para a crise na Venezuela

Eduardo Gayer, O Estado de S. Paulo

21 de janeiro de 2020 | 12h15

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou nesta terça-feira, 21, que o governo de Donald Trump defenderá "fortemente" um convite ao Brasil para iniciar o processo de adesão à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), levando em consideração o alinhamento do governo brasileiro com as políticas econômicas dos Estados Unidos. De acordo com o Itamaraty, Washington formalizou em 15 de janeiro o apoio à entrada do País na OCDE, em carta apresentada ao Conselho do grupo.

Em encontro com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, durante evento de combate ao terrorismo em Bogotá, capital da Colômbia, Pompeo elogiou o Brasil por sua "liderança e esforços na busca de uma solução para a crise política e humanitária na Venezuela e pelo apoio à democracia na Bolívia", de acordo com nota emitida pelo governo americano.

Pompeo e Araújo ainda negociaram esforços conjuntos para práticas comerciais e de investimentos, assim como destacaram uma "estreita parceria na luta global contra o terrorismo".

Para ingressar no "clube dos países ricos", o Brasil precisa, porém, obter consenso dos membros. Em recente entrevista ao Estadão/Broadcast, o secretário de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Marcos Troyjo, disse prever que a conclusão da entrada do Brasil na OCDE acontecerá ainda na primeira administração do governo Jair Bolsonaro.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.