Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Secretário do Tesouro vê 'estabilização' na economia dos EUA

Timothy Geithner, no entanto, previu mais desemprego e disse que recuperação será 'turbulenta'.

BBC Brasil, BBC

18 de maio de 2009 | 22h12

Em seus comentários mais positivos desde o início da crise econômica mundial, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, afirmou, nesta segunda-feira, que a economia americana "claramente se estabilizou" e que os mercados de crédito melhoraram.

Durante um almoço organizado pela revista norte-americana Newsweek, em Washington, Geithner, no entanto, também afirmou que o caminho para a recuperação econômica deve ser "turbulento".

Ele afirmou que o ritmo de declínio de vários indicadores da atividade econômica norte-americana diminuiu, o que, segundo o secretário, é "um começo importante".

"Esta é ainda a crise econômica mais desafiadora em gerações... (a economia) ainda continuará frágil e turbulenta por um tempo", disse o secretário do Tesouro americano.

Desemprego

Geithner também afirmou que, apesar de algumas melhoras na economia, muitos americanos não sentiram ainda os efeitos desta estabilização.

"Mesmo quando o crescimento começar a se tornar positivo - o que vai acontecer - ainda não haverá um sentimento de melhora para milhões de americanos por um tempo", disse.

Durante o encontro, o secretário previu ainda um aumento no desemprego nos EUA, apesar da melhora no crédito. Cerca de 6 milhões de americanos perderam seus empregos nos últimos dezoito meses, como resultado da desaceleração da economia.

Descrevendo o atual sistema financeiro como "arcaico, segmentado e complexo", Geithner ainda afirmou que o governo do presidente Barack Obama pretende anunciar novos planos para regular o sistema financeiro nas próximas semanas.

Segundo Jon Donnison, correspondente da BBC em Washington, estas foram as palavras mais positivas até agora de uma autoridade do governo Obama a respeito da saúde da economia dos EUA. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.