Coluna

Thiago de Aragão: China traça 6 estratégias para pós-covid que afetam EUA e Brasil

Sem edital, leilão da usina de Belo Monte pode ficar para 2010

Governo ainda aguarda a emissão da licença ambiental do Ibama e o aval do TCU a estudos da hidrelétrica

Leonardo Goy, da Agência Estado,

17 de novembro de 2009 | 13h10

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, admitiu nesta terça-feira, 17, que, se o governo não conseguir publicar nesta semana o edital do leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), a licitação pode acabar sendo realizada somente no início do ano que vem. Isso porque o edital precisa ser lançado um mês antes do leilão.

 

Veja também:

linkPaís ainda depende de térmicas

linkLeilão de Belo Monte provoca tensão no Pará

linkCacique da tribo Arara vê risco de minguar água do Rio Xingu

linkEmpresários da região criam opções de investimentos

Como o governo quer oferecer o projeto aos investidores no dia 21 de dezembro, o edital teria que ser publicado até o fim desta semana, já que 21 de novembro cai no sábado. O governo, que também não quer fazer o leilão muito próximo das festas de fim de ano, aguarda a emissão da licença ambiental prévia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ao projeto e o aval do Tribunal de Contas da União (TCU) aos estudos econômicos da usina.

Tolmasquim ressaltou que, pela lei, a licença ambiental precisa sair antes do leilão, e não antes do edital. O problema é que iniciar a licitação sem a posição dos órgãos ambientais poderia gerar insegurança nos investidores. Apesar disso, segundo Tolmasquim, "há possibilidade" de o edital ser publicado sem a licença, desde que o governo tenha certeza da liberação. Esse tema ainda está sob análise, segundo o presidente da EPE.

Com relação ao TCU, Tolmasquim disse que o edital pode ser publicado quando o relatório da área técnica do tribunal já estiver concluído, não sendo necessária, portanto, a aprovação pelo plenário, que está prevista para a semana que vem.

Tudo o que sabemos sobre:
energialeilãoBelo Monte

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.