PUBLICIDADE

Publicidade

Senado aprova MP e BB e Caixa podem ir às compras

Medida autoriza bancos a comprar participações em empresas, incluindo outros bancos

Por Ricardo Brito
Atualização:

BRASÍLIA - O plenário do Senado aprovou na noite desta quarta-feira, 2, a Medida Provisória 695/2015. A proposta autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a comprarem participações em outros bancos ou empresas, inclusive do ramo de tecnologia da informação, seja diretamente ou por meio de suas subsidiárias.

O texto também reabriu prazo para parcelamento de dívidas dos clubes de futebol e ainda ampliou o leque de esportes e eventos que poderão ser explorados pela Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), espécie de raspadinha virtual criada pelo governo em agosto de 2015, inicialmente para explorar temas restritos ao futebol.

Bancos públicos poderão comprar participações em empresas Foto: Reuters

PUBLICIDADE

A oposição protestou contra o fato de o texto da MP ter incluído temas que não faziam parte da proposta original enviada pelo governo ao Congresso. Nesse ponto, o questionamento principal ocorreu em razão da reabertura do prazo para que os times de futebol possam pedir o parcelamento de suas dívidas - prorrogado para 31 de julho deste ano.

"Não vai demorar muito e o PSDB vai fazer o questionamento junto ao Supremo (Tribunal Federal), e aí nós passaremos pelo vexame de ter que cumprir aquilo que é óbvio. É vexatório ter um Parlamento que se curva e que se dobra nesse instante", afirmou o líder tucano no Senado, Cássio Cunha Lima (PB). 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.