Ibama - 12/6/2013
Ibama - 12/6/2013

Senado aprova projeto que libera passagem de linhas de transmissão por terras indígenas

A proposta levantou críticas de ambientalistas, que apontaram prejuízos para comunidades indígenas e perda das características e dos territórios originais desses grupos

Daniel Weterman, O Estado de S.Paulo

04 de maio de 2022 | 22h01

BRASÍLIA - O Senado aprovou nesta quarta-feira, 4, o projeto que libera a passagem de linhas de transmissão de energia elétrica por terras indígenas, colocando essa medida como de interesse público na legislação.

A proposta seguirá para a Câmara e condiciona a construção a uma análise de custos econômicos, financeiros e socioambientais. De acordo com o texto aprovado, o empreendimento poderá ser autorizado diretamente por decreto do presidente da República. 

A proposta levantou críticas de ambientalistas, que apontaram prejuízos para comunidades indígenas e perda das características e dos territórios originais desses grupos. 

A proposta foi alterada para determinar que as comunidades diretamente afetadas sejam ouvidas previamente à implantação do empreendimento, além de prever indenização e compensação financeira.

Na terça-feira, 3, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto liberando a compensação financeira para a passagem do Linhão de Tucuruí, em Roraima

A proposta do Senado é mais ampla e autoriza esse procedimento na lei para todo o território nacional, estabelecendo a análise de critérios e de consulta às comunidades tradicionais.

Tudo o que sabemos sobre:
energia elétricareserva indígena

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.