S&P eleva rating da Irlanda de BBB+ para A-, com viés positivo

A Standard & Poor's elevou os ratings de longo prazo da Irlanda, em moedas local e estrangeira, de BBB+ para A-. Ao mesmo tempo, a agência de classificação de risco manteve os ratings de curto prazo em A-2. A perspectiva dos ratings é positiva.

O Estado de S.Paulo

07 de junho de 2014 | 02h03

Em comunicado, a S&P disse que a elevação reflete sua visão de uma perspectiva mais favorável para a economia da Irlanda, que deverá sustentar novos avanços no perfil financeiro do governo, no acesso aos mercados de capitais e na qualidade dos ativos financeiros.

Na avaliação da S&P, a recuperação irlandesa está se expandindo e ganhou força no primeiro trimestre deste ano. Segundo a agência, o Produto Interno Bruto (PIB) da Irlanda deverá ter crescimento médio anual de 2,7% entre 2014 e 2016, impulsionado por investimentos estrangeiros diretos.

Já a perspectiva positiva significa que a Irlanda tem pelo menos um terço de chances de ter seus ratings elevados mais uma vez nos próximos dois anos, afirmou a S&P.

Itália e EUA. Por outro lado, a S&P manteve o rating soberano da Itália em BBB, com perspectiva negativa. A S&P é a única agência a manter a perspectiva negativa do rating italiano.

Já paa os EUA, a S&P reafirmou o rating de crédito de longo prazo dos EUA em AA+ e o rating de crédito de curto prazo do país em A1+. A perspectiva dos ratings é estável./ DOW JONES NEWSWIRES.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.