Virginia Mayo/AP
Virginia Mayo/AP

S&P rebaixa rating da União Europeia para AA, com perspectiva estável

Segundo a agência de classificação de risco, o corte reflete a decisão do Reino Unido de deixar o bloco

Marcelo Osakabe, O Estado de S.Paulo

30 Junho 2016 | 14h47

SÃO PAULO - A Standard & Poor's rebaixou o rating supranacional de longo prazo da União Europeia de AA+ para AA, ao mesmo tempo em que manteve o rating de curto prazo em A-1+.  A perspectiva é estável.

Segundo a agência de classificação de risco, o corte reflete a decisão do eleitorado do Reino Unido de deixar a União Europeia. "Revisamos nossa opinião sobre a coesão dentro da UE, que agora consideramos ser um fator neutro ao invés de positivo", afirma, em nota, a S&P.

"Embora nossa expectativa de que os 27 membros restantes continuem dentro da UE, acreditamos que a saída do Reino Unido irá inevitavelmente demandar novas e complicadas negociações dentro do âmbito da estrutura Financeira Plurianual (MFF, a sigla em inglês)", afirma a S&P, acrescentando considerar agora que a perspectiva futura para as receitas, planejamento de capital de longo prazo e ajustes financeiros importantes estarão sujeitas a uma maior incerteza.

A perspectiva estável, por outro lado, reflete a opinião de que, "na maioria dos cenários, incluindo a retirada do Reino Unido dos compromissos orçamentários futuros, nossas bases para a UE continuarão nos níveis compatíveis com o rating AA/A-1+.

Mais conteúdo sobre:
Reino Unido União Europeia Economia

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.